Plantio de árvores incentiva a preservação de córregos e nascentes
Publicado em: 07/02/2015 13:04:04 - Atualizado em: 07/02/2015 13:11:34
A Prefeitura de Uberlândia realizou o plantio de 78 mudas de árvores próprias para Área de Preservação Permanente (APP), na manhã de deste sábado (07), às margens do córrego das Lages, no bairro Shopping Park. Na próxima etapa serão mais 120 mudas, totalizando cerca de 200 árvores somente naquele local. Houve também a distribuição de 50 mudas para a população plantar nas calçadas e jardins.
Foram plantados exemplares de árvores como pororoca, guapuruvu, embaúba, ingá e tamboril. Um pouco mais afastado do córrego foram plantados ipê, quaresmeira e sapucaia para embelezar o local.
Em um momento em que a escassez de água tem ganhado evidência, a ação serve para conscientizar a população, segundo informou o engenheiro ambiental e diretor do Horto Municipal, ligado à Secretaria de Meio Ambiente, Ascânio Oliveira. “As árvores são fundamentais na manutenção das águas”, disse. Ascânio ressalta também outros benefícios como a purificação e o aumento da umidade do ar, retenção de poeira e melhoria da temperatura.
O trabalhador da construção civil Pedro Paulo Xavier mora em frente à área. Ele aprovou a iniciativa e disse que é um sonho ver o espaço preservado. “Se fala tanto em meio ambiente e água e ninguém toma atitude. Estou satisfeito em saber que tem alguém olhando por isso aqui”, disse. Pedro Paulo fez questão de plantar uma árvore e dizer que vai cuidar pessoalmente dela.
Ter um milhão de árvores antes que Uberlândia tenha um milhão de habitantes é uma das metas da Administração municipal, afirmou o prefeito Gilmar Machado. “Uma cidade tem de crescer e se desenvolver, mas com sustentabilidade. Podemos melhorar a qualidade de vida da população com parques e áreas preservadas”, disse.
O secretário de Meio Ambiente, José Antônio Leandro, afirmou que uma das metas da secretaria é que mensalmente haja o plantio de árvores em áreas de preservação. Ainda segundo o secretário, além do replantio de parte da APP desmatada, a ação tem o intuito de embelezar o local para no futuro ser tornar uma área de lazer para os moradores daquela região. “Vamos plantar onde não tem árvore e vamos conscientizar a população a preservar”, disse.
Fonte: Portal PMU
Nenhum comentário:
Postar um comentário