quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Ecopontos

55 pontos alternativos de coleta são disponibilizados em Uberlândia

Pelo menos 55 pontos alternativos de coleta de materiais recicláveis podem ser encontrados em empresas, entidades e repartições públicas de Uberlândia. A crescente oferta do serviço de recolhimento e destinação correta de resíduos que podem ser transformados em matéria-prima contribui para complementar a coleta seletiva da Prefeitura de Uberlândia (PMU), que atende 50% dos bairros da cidade.
Cristiana Heluy, da Algar Telecom, disse que empresa disponibiliza dez coletores em lojas (Foto: Cleiton Borges)
Cristiana Heluy, da Algar Telecom, disse que empresa disponibiliza dez coletores em lojas (Foto: Cleiton Borges)
Além de manter 13 ecopontos, em setembro de 2014, a Prefeitura implantou pontos de coleta de resíduos recicláveis secos e óleo de cozinha usado em cerca de 40 escolas de ensino fundamental da rede municipal. Segundo o assessor da Secretaria de Serviços Urbanos, Silas Guimarães, a ampliação do serviço busca atender à demanda de bairros ainda não atendidos pela coleta seletiva. “No primeiro semestre, vamos passar a atender às 70 escolas de educação infantil”, disse.
A Prefeitura mantém ainda, no Centro Administrativo, a coleta de óleo e, em parceria com a Algar Telecom, recolhe eletrônicos, pilhas e baterias. Segundo a assessora de comunicação, marketing e sustentabilidade da Algar Telecom, Cristiana Heluy de Castro, a empresa também oferece cerca de dez outros coletores em lojas próprias e seis em locais parceiros. Ainda na sede da Algar Telecom, está localizado o maior ponto de coleta de resíduos da empresa. “Em 2014, foram coletadas 18 t de papel, plástico, vidro e metal no local”, disse Cristiana Heluy.
Os supermercados Extra e Pão de Açúcar também mantêm estações de reciclagem, onde são coletados resíduos secos, óleo, pilhas e baterias. Segundo o coordenador de sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar, Eduardo Souza, a rede ainda possibilita aos clientes destinarem embalagens para reciclagem em urnas instaladas nos caixas.
Ação também tem viés social
As iniciativas de implantação de pontos alternativos de coleta de resíduos recicláveis têm viés social, já que, para garantir a destinação correta dos itens coletados, fazem parcerias com entidades criadas por recicladores de Uberlândia. A Prefeitura de Uberlândia destina o material recolhido nos 13 ecopontos da cidade a cinco cooperativas e uma associação de catadores de materiais recicláveis, gerando rendas entre R$ 788 e R$ 1,5 mil para 80 pessoas.
Tanto a Algar Telecom quanto os supermercados Pão de Açúcar e Extra destinam os resíduos recolhidos à Cooperativa de Recicladores de Uberlândia (Coru). No caso do óleo de cozinha, a cooperativa atua como atravessadora, obtendo ganhos na negociação com empresas que convertem o resíduo em matéria-prima. “Como é um resíduo crítico, temos que dar uma alternativa de descarte para o consumidor, até para seguirmos o princípio da logística reversa previsto por lei”, disse o coordenador de sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar, Eduardo Souza.
Óleo de cozinha é doado por restaurantes e condomínios
Para evitar a contaminação da água, surgem no mercado empresas especializadas na transformação de óleo vegetal e gordura animal que substituem itens derivados do petróleo na produção de graxa, cola, tinta, verniz, asfalto, biodiesel entre outros. Uma delas, situada no bairro Aparecida, setor central de Uberlândia, coleta o resíduo diariamente em 518 restaurantes e 21 condomínios.
A empresa também oferece à população quatro locais de descarte. Segundo a proprietária, Juliana Netto, a quantidade de fornecedores da empresa aumenta gradualmente, mas o número de instituições que aceitam ser ponto de coleta para a comunidade e de pessoas que doam o óleo ainda é pequeno diante do número de empresas e cidadãos da cidade. “Atualmente, o Colégio Nacional, a Escola Municipal Professor Otávio Batista Coelho Filho e a ONG Luz do Mundo são nossos únicos pontos de coleta de óleo abertos à comunidade”, disse.
Pontos alternativos de coleta de resíduos
Secos (papel, plástico, vidro e metal)
Escolas de ensino fundamental I da rede municipal de ensino
Pão de Açúcar
Extra
Centro Administrativo
Pilhas, baterias e eletrônicos
Lojas próprias da Algar Telecom
Centro Administrativo
Dmae
Colégio Nacional
Rádio Cultura
Escola Estadual Amador Naves e Hospital Municipal
Óleo
Escolas de ensino fundamental I da rede municipal de ensino
Pão de Açúcar
Extra
Centro Administrativo
Colégio Nacional
Escola Municipal Professor Otávio Batista Coelho Filho
ONG Luz do Mundo

Fonte: Jornal o Correio de Uberlândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário