quinta-feira, 13 de março de 2014

Leão


Nome Científico – Panthera leo
Nome Comum – Leão
Data de Nascimento – 10/09/1997 (aproximadamente)
Idade – 17 anos e 6 meses
Número de Registro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA – 280.

O leão é o animal mais visitado e está no Zoológico Municipal a aproximadamente 17 anos. Chegou ainda filhote trazido pela Polícia Ambiental e durante sua estadia já teve duas companheiras, as leoas Bia e Nala. Com a primeira ele permaneceu por três anos anos e teve dois filhotes, porém os mesmos não sobreviveram. Já com a segunda, a convivência não é tão amistosa, pois a fêmea é um animal mais agitado e prefere ficar mais isolada, o que dificulta o convívio entre os dois.
Todos os visitantes ficam admirados ao se aproximarem do “Rei da Selva”. Quando ele ruge todos saem correndo para ver e ouvir. Os moradores da região próxima ao Zoológico escutam seu rugido imponente de suas casas.
Ele tem uma dieta balanceada composta por carne, ração e complementos vitamínicos e minerais. São realizados tratamentos profiláticos e curativos, quando necessários, pela equipe técnica do Zoológico Municipal.
O recinto do leão foi construído de acordo com as normativas do IBAMA e o servidor responsável pelo seu manejo e alimentação já trabalhava no Zoológico a muitos anos antes dele chegar, ou seja, a equipe responsável por ele é experiente e competente.
Periodicamente é feito enriquecimento ambiental como, por exemplo, a disponibilização de alimentos dentro de melancias, aboboras ou escondidos dentro de sacos com folhas, trilhas de sangue, picolés de carne, entre outros, com a finalidade de diminuir a ociosidade e estresse do cativeiro.
No mês de setembro de 2013, o leão desenvolveu um problema de saúde conhecido como enterocolite. Foram realizados exames e tratamento e desde então a equipe de médicos veterinários e auxiliares se desdobram para conseguir reverter o quadro clínico que provocou o abatimento do animal com uma perda considerável de peso.
Vale ressaltar que a sua recuperação está sendo lenta devido a complexidade do quadro e a sua idade avançada considerando que a expectativa de vida dos leões é em torno de 21 (vinte e um) anos.
Visando o bem estar do animal o mesmo permaneceu em um local afastado da visitação e atualmente está sendo exposto gradativamente.
Diante do exposto convidamos toda a população de Uberlândia e Região para conhecer o Leão mais querido do Triangulo Mineiro, carinhosamente apelidado de Léo, e para nos ajudar a retribuir todo o carinho que nós homens devemos aos animais.

Agendamento para Escolas – (34) 3227-1330 – Falar com Hermes ou Roberto.
Núcleo de Educação Ambiental – Segunda à Sexta das 07:00 às 17:00 horas.

Atendimento pelo Diretor do Zoológico – (34) 3232-7223 – Emerson de Almeida.
Segunda a Sexta das 8:00 às 12:00 horas.

Atendimento ao público pelos Veterinários – (34) 3232-7223 – Dra. Elisete e Dr. Fernando.
Segunda à Sexta das 07:00 às 11:00 horas.

Sugestões podem ser enviadas para: zoologico@uberlandia.mg.gov.br

Uberlândia, 07 de março de 2014

Émerson de Almeida
Diretor do Zoológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário