sexta-feira, 21 de março de 2014

Água


Reflexão e análise crítica sobre a importância da água para a vida. Com esta reflexão, o secretário de Meio Ambiente, Hélio Mendes, abriu os debates sobre o tema oficial do Dia Mundial da Água de 2014 – “Água e Energia”. O evento foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), no auditório do Mercado Municipal de Uberlândia.
As palestras foram feitas pelo professor e doutor em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Cláudio Antônio di Mauro, sobre a “Água e os Desafios para a Sustentabilidade” e pelo gerente Ambiental da autarquia, Leocádio Alves Pereira, que falou do Programa de Educação Ambiental.

Os dois palestrantes foram enfáticos ao afirmar que o assunto é muito sério e preocupante. “As pessoas não têm noção do quanto o desperdício e a falta de preservação da água é fundamental para a sobrevivência do planeta. A população precisa se conscientizar, conhecer e lutar por esta causa que é de todos nós”, disse Cláudio di Mauro.

Leocádio Pereira explicou que Uberlândia possui 26 cursos d’água e um rio que são essenciais para a cidade. “A água não pode ser tratada em um único dia, mas todos os dias, nos mais diferentes locais e com muita propriedade. Aqui somos privilegiados com água e esgoto tratados, e mesmo assim ainda temos um longo caminho a percorrer para a valorização da água”, disse.  

De acordo com Hélio Mendes, o município tem desenvolvido projetos e programas no sentido de trabalhar e despertar essa consciência nas pessoas, inclusive nas escolas com as crianças, mas ressalta que é um desafio constante. “A água é o grande desafio, a moeda do século, mas parece brincadeira, infelizmente o homem é o maior beneficiário e o maior destruidor dessa riqueza”, enfatizou.

Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92.

Desde então, as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.

Segundo a ONU, a escolha do tema oficial instituído - “Água e Energia” - ocorreu porque água e energia estão intimamente interligadas e são interdependentes, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisam de recursos hídricos. O Brasil é o país que tem mais água potável no mundo. De acordo com Cláudio di Mauro, as pessoas veem apenas a água como um todo e não pronta para o consumo e é exatamente aí que está a diferença e ao mesmo tempo a preocupação. “O que adianta, às vezes, ter esse montão  de água se não pudermos consumir? Nada ou um verdadeiro desastre”, disse.

Fonte - SEMEIAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário