quinta-feira, 27 de março de 2014

Siquierolli






 Inauguração do Centro de Amostras das Coisas do Cerrado no Parque Siquierolli.Um local de muita Natureza e ar Puro.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Mosaico



 Este é um Projeto chamado Re-juntanto cacos,criando laços, ampliando espaços. Estamos organizando para que as mesas do Parque Zoológico seja revestida em Mosaico com figuras de animais que existem aqui no Zôo.

Galho

Um galho caiu em cima do Banheiro Masculino. Nossa Equipe já arrumou o local.

Terra


Um trabalho que é chamado de Enriquecimento Ambiental. O Recinto do Leão esta recebendo uma camada de terra nova para regularizar o desnível e imperfeições. Logo em seguida será colocado também areia em cima desta terra. De tempos em tempos esta areia é trocada por outra limpa deixando o animal em uma condição favorável.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Água


Reflexão e análise crítica sobre a importância da água para a vida. Com esta reflexão, o secretário de Meio Ambiente, Hélio Mendes, abriu os debates sobre o tema oficial do Dia Mundial da Água de 2014 – “Água e Energia”. O evento foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), no auditório do Mercado Municipal de Uberlândia.
As palestras foram feitas pelo professor e doutor em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Cláudio Antônio di Mauro, sobre a “Água e os Desafios para a Sustentabilidade” e pelo gerente Ambiental da autarquia, Leocádio Alves Pereira, que falou do Programa de Educação Ambiental.

Os dois palestrantes foram enfáticos ao afirmar que o assunto é muito sério e preocupante. “As pessoas não têm noção do quanto o desperdício e a falta de preservação da água é fundamental para a sobrevivência do planeta. A população precisa se conscientizar, conhecer e lutar por esta causa que é de todos nós”, disse Cláudio di Mauro.

Leocádio Pereira explicou que Uberlândia possui 26 cursos d’água e um rio que são essenciais para a cidade. “A água não pode ser tratada em um único dia, mas todos os dias, nos mais diferentes locais e com muita propriedade. Aqui somos privilegiados com água e esgoto tratados, e mesmo assim ainda temos um longo caminho a percorrer para a valorização da água”, disse.  

De acordo com Hélio Mendes, o município tem desenvolvido projetos e programas no sentido de trabalhar e despertar essa consciência nas pessoas, inclusive nas escolas com as crianças, mas ressalta que é um desafio constante. “A água é o grande desafio, a moeda do século, mas parece brincadeira, infelizmente o homem é o maior beneficiário e o maior destruidor dessa riqueza”, enfatizou.

Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92.

Desde então, as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.

Segundo a ONU, a escolha do tema oficial instituído - “Água e Energia” - ocorreu porque água e energia estão intimamente interligadas e são interdependentes, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisam de recursos hídricos. O Brasil é o país que tem mais água potável no mundo. De acordo com Cláudio di Mauro, as pessoas veem apenas a água como um todo e não pronta para o consumo e é exatamente aí que está a diferença e ao mesmo tempo a preocupação. “O que adianta, às vezes, ter esse montão  de água se não pudermos consumir? Nada ou um verdadeiro desastre”, disse.

Fonte - SEMEIAM

terça-feira, 18 de março de 2014

Vandalismo








Quebraram o Muro do Zoológico e abriram a tela do alambrado. Nossos Agentes Patrimoniais sempre atentos para combater este tipo de vandalismo.

Limpeza







                           Limpeza geral em um recinto que estava desativado. Estamos trabalhando para deixar o Zoológico em condições adequadas para os animais e visitantes.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Rotaract e Escoteiros






O Rotaract do Distrito 4770 e os Escoteiros de Uberlândia realizaram plantios de árvores Pau-Brasil no Zoológico Municipal. Projeto sobre Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente.

Rosangela

quinta-feira, 13 de março de 2014

Leão


Nome Científico – Panthera leo
Nome Comum – Leão
Data de Nascimento – 10/09/1997 (aproximadamente)
Idade – 17 anos e 6 meses
Número de Registro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA – 280.

O leão é o animal mais visitado e está no Zoológico Municipal a aproximadamente 17 anos. Chegou ainda filhote trazido pela Polícia Ambiental e durante sua estadia já teve duas companheiras, as leoas Bia e Nala. Com a primeira ele permaneceu por três anos anos e teve dois filhotes, porém os mesmos não sobreviveram. Já com a segunda, a convivência não é tão amistosa, pois a fêmea é um animal mais agitado e prefere ficar mais isolada, o que dificulta o convívio entre os dois.
Todos os visitantes ficam admirados ao se aproximarem do “Rei da Selva”. Quando ele ruge todos saem correndo para ver e ouvir. Os moradores da região próxima ao Zoológico escutam seu rugido imponente de suas casas.
Ele tem uma dieta balanceada composta por carne, ração e complementos vitamínicos e minerais. São realizados tratamentos profiláticos e curativos, quando necessários, pela equipe técnica do Zoológico Municipal.
O recinto do leão foi construído de acordo com as normativas do IBAMA e o servidor responsável pelo seu manejo e alimentação já trabalhava no Zoológico a muitos anos antes dele chegar, ou seja, a equipe responsável por ele é experiente e competente.
Periodicamente é feito enriquecimento ambiental como, por exemplo, a disponibilização de alimentos dentro de melancias, aboboras ou escondidos dentro de sacos com folhas, trilhas de sangue, picolés de carne, entre outros, com a finalidade de diminuir a ociosidade e estresse do cativeiro.
No mês de setembro de 2013, o leão desenvolveu um problema de saúde conhecido como enterocolite. Foram realizados exames e tratamento e desde então a equipe de médicos veterinários e auxiliares se desdobram para conseguir reverter o quadro clínico que provocou o abatimento do animal com uma perda considerável de peso.
Vale ressaltar que a sua recuperação está sendo lenta devido a complexidade do quadro e a sua idade avançada considerando que a expectativa de vida dos leões é em torno de 21 (vinte e um) anos.
Visando o bem estar do animal o mesmo permaneceu em um local afastado da visitação e atualmente está sendo exposto gradativamente.
Diante do exposto convidamos toda a população de Uberlândia e Região para conhecer o Leão mais querido do Triangulo Mineiro, carinhosamente apelidado de Léo, e para nos ajudar a retribuir todo o carinho que nós homens devemos aos animais.

Agendamento para Escolas – (34) 3227-1330 – Falar com Hermes ou Roberto.
Núcleo de Educação Ambiental – Segunda à Sexta das 07:00 às 17:00 horas.

Atendimento pelo Diretor do Zoológico – (34) 3232-7223 – Emerson de Almeida.
Segunda a Sexta das 8:00 às 12:00 horas.

Atendimento ao público pelos Veterinários – (34) 3232-7223 – Dra. Elisete e Dr. Fernando.
Segunda à Sexta das 07:00 às 11:00 horas.

Sugestões podem ser enviadas para: zoologico@uberlandia.mg.gov.br

Uberlândia, 07 de março de 2014

Émerson de Almeida
Diretor do Zoológico

Leão


quarta-feira, 12 de março de 2014

Leão


12/03/2014 11:04

Leão que fica no zoológico de Uberlândia está em recuperação médica

Programa de Aprimoramento Profissional

O leão que fica no Zoológico de Uberlândia está em processo de recuperação de problemas intestinais, que começaram em setembro do ano passado, mas ainda corre risco de morrer. O felino, chamado Leo, que chegou à cidade com cinco meses e completará 18 anos em setembro deste ano, está em idade avançada, já que leões vivem de 20 a 25 anos. Atualmente ele pesa 150 kg, cerca de 50 a menos do que estava antes do problema de saúde. A queda no peso se deu em decorrência de constantes diarreias e vômitos.
Em decorrência de problemas intestinais, Leo já perdeu 50 kg (Foto: Marcos Ribeiro)
Em decorrência de problemas intestinais, Leo já perdeu 50 kg (Foto: Marcos Ribeiro)
Segundo Elizete de Araújo Naves, veterinária do zoológico, que fica no Parque do Sabiá, no bairro Tibery, zona leste, o leão foi tratado com medicamentos, como antibióticos e soros, mas, por causa da idade avançada, a recuperação é mais lenta e complicada. “Acredito que ele não volte ao peso normal, mas, até o momento, ele está dando uma boa resposta aos tratamentos. Estamos dando toda a atenção por ele ser o animal mais querido do nosso zoológico”, disse.
Ainda de acordo com a veterinária, o leão já voltou à dieta normal, comendo aproximadamente 5,5 kg de carne por dia, além de vitaminas e rações para felinos.

Nala não pegou a doença (Foto: Marcos Ribeiro)
A leoa que vive na mesma jaula do leão Leo, mas em ambientes separados, chamada Nala, não passa por nenhum problema. O animal, que chegou ao zoológico há dez anos, não tem a idade precisa informada, pois não tinha registros anteriores a esse período.

Doação

Um casal de lobos guará doados pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) chegará ao Zoológico de Uberlândia na próxima segunda-feira (17), de acordo com o diretor do local, Emerson Marcos de Almeida.
Atualmente existem 269 animais no zoológico, que fica em uma área de 300 mil m². Do total, 66 são répteis, 141, aves e 62, mamíferos.
“Estamos construindo o local para receber o casal de lobos. Resolvemos trazer esses animais por eles serem típicos da nossa região. Então é bom ter exemplares, para que as pessoas conheçam um animal tão bonito”, disse Almeida.
O Zoológico de Uberlândia funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. A visitação é gratuita.

Fonte: Jornal O Correio de Uberlândia

Prefeito



Tenho uma grande oportunidade de estar em uma grande Escola de Política e junto com pessoas que realmente conhecem do assunto. Recebemos o Prefeito Gilmar na Sede do Partido.
Obrigado Partido Verde. Obrigado Dr. Fernando de Moraes pela oportunidade a mim e aos nossos companheiros.

Limpeza





Esta casinha branca está sendo reformada, piso de concreto e pintura nova. Este local estava desativada e agora a Equipe Técnica do Zoológico está trabalhando para receber neste local um casal de Lobo Guará. Em Breve quem caminhar na pista do Parque do Sabiá vai poder ver os lobos.