Cidade e Região
Secretaria desenvolve projeto arquitetônico para Zoológico de Uberlândia
Um novo projeto arquitetônico para o Zoológico Municipal de Uberlândia está sendo desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente desde janeiro deste ano. De acordo com a arquiteta responsável Alline Neres, a reestruturação vai ser feita para cumprir exigências do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de regularização da estrutura de acordo com a legislação, pendente há pelo menos oito anos.
A previsão é que o projeto fique pronto até outubro e seja aprovado até o fim deste ano pelo Ibama. A proposta está sendo criada com base nos conceitos de sustentabilidade e acessibilidade, segundo a arquiteta. “Pretendemos construir um habitat mais semelhante ao natural, que agregue melhor qualidade de vida para os animais e mobilidade para os visitantes.”
De acordo com o diretor do Zoológico, Emerson de Almeida, até o momento, foram feitas apenas regularizações pontuais, como o alambrado para delimitar o Zoológico em relação ao Parque do Sabiá. Segundo Alline Neres, o projeto em construção propõe uma nova estrutura, com área construída de 9 mil m², mais que o dobro da área atual, de 4 mil m². “Vamos trocar e aumentar o tamanho dos recintos e setorizar o Zoológico por habitat.”
Os recintos, áreas que abrigam os animais, vão ser ambientados, recebendo vegetação própria para a espécie e sistema de aquecimento para espécies que exigem ambientes climatizados. De acordo com a arquiteta responsável, o projeto também propõe a substituição de grades por vidros em parte dos recintos.
Segundo Márcia Cristina de Freitas, secretária municipal interina de Meio Ambiente, a pasta está correndo contra o tempo para entregar o projeto. “A gente não reformou apenas estes espaços, mas toda a extensão do Zoológico, o que tomou muito tempo técnico”, disse. Atualmente, estão em licitação os projetos complementares (elétrico e hidráulico, entre outros) para reforma imediata. Criado em 1982, o Zoológico tem, hoje, 263 animais, como a onça, o leão, a ema, o pavão e os macacos.
Audiência encaminha proposta para criar comissão
Uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, na noite da última quinta-feira (17), encaminhou a proposta de criação de uma comissão para elaboração de novo conceito para o Zoológico de Uberlândia. Inaugurado em 1982, o espaço mantém 263 animais em cativeiro para exibição.
Durante a próxima semana, a vereadora Michele Bretas (sem partido), que solicitou a audiência, vai buscar formas legais de solicitar adiamento da entrega do novo projeto arquitetônico do Zoológico, em desenvolvimento pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Assim, a proposta de reestruturação pode ser rediscutida. Incluindo, sobretudo, o parecer de pesquisadores da área sobre a adoção de um conceito mais semelhante ao de parque biológico, que integra as funções dos zoológicos determinadas por lei, de pesquisa, conservação e educação.
Durante a audiência, foi citado o grande número de reclamações que chegam à Câmara, principalmente, sobre o leão mantido no Zoológico, que está com patas atrofiadas e, há meses, enfrenta perda de peso em decorrência de problemas intestinais. “Não que ele esteja sendo mal cuidado ou que as baias estejam sujas. O que a gente discute é a qualidade de vida dos animais neste tipo de ambiente, tão diferente de seu habitat”, disse Michele Bretas.
De acordo com a secretária interina de Meio Ambiente, Márcia Cristina de Freitas, que participou da audiência, o órgão acolhe a proposta de criação da comissão. “Se conseguirmos adiar o prazo de entrega, com certeza, uma discussão mais ampla será muito bem-vinda”, disse.
Zoológico Municipal de Uberlândia
- Criado em 1982
- 263 animais
- 56 espécies animais
- 300 mil m² de área
- 4 mil m² construídos
- Média de 10 recintos
- 41 funcionários
- 23 a 29 mil visitas por mês
- 35 a 40 escolas visitam o local mensalmente
- 1,7 mil alunos acompanhados pelo Núcleo de Educação Ambiental passam pelo local mensalmente
- Recebe graduandos da IFTM para estágio
- Recebe graduandos da UFU para enriquecimento ambiental
Novo projeto para o Zoológico
- 9 mil m² construídos
- Terá recintos ambientados com vegetação e climatizados
- Ganhará áreas acessíveis para circulação de visitantes
- Contará com recintos com vidro em vez de grade em parte das instalações
- Passará a ter recintos com quase o dobro do tamanho atual
- Zoológico será setorizado por habitat/espécie
Serviço
O Zoológico Municipal de Uberlândia funciona de terça-feira a domingo, entre 8h e 17h. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone: 3232 7223.
Fonte: Jornal O Correio Uberlândia
Nenhum comentário:
Postar um comentário