Cuidar do meio ambiente e das pessoas preparando o futuro para as novas gerações.
sexta-feira, 31 de janeiro de 2014
terça-feira, 28 de janeiro de 2014
Rei da Selva
Limpeza geral.
Léo e Nala são os Leões do Zoológico. O Rei da Selva é o animal mais visitado e fotografado.
Um Leão vive aproximadamente 20 anos na natureza e 21 a 23 em cativeiro. O Léo já tem idade de um vovô e este ano vamos fazer uma festa para comemorar seu aniversário.
sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
quinta-feira, 23 de janeiro de 2014
quarta-feira, 22 de janeiro de 2014
terça-feira, 21 de janeiro de 2014
Colônia de Férias
Mais de quarenta crianças passaram pelo Zoológico com os monitores da Futel participando da Colônia de Férias.
segunda-feira, 20 de janeiro de 2014
Shopping
Em obras o terceiro Shopping de Uberlândia. Próximo ao Zoológico aproximadamente uns dois quilometros.
domingo, 19 de janeiro de 2014
Flora
A primeira foto mostra um Setor muito interessante aqui no Parque. Além da Fauna, o Zoológico tem uma Flora maravilhosa. São muitas espécies de árvores, um riacho e uma represa enorme cheia de peixes que é o local mais bonito na minha opinião. Para quem gosta de caminhar em uma trilha ecológica no meio de muitas árvores e pássaros, este é o local.
sexta-feira, 17 de janeiro de 2014
quarta-feira, 15 de janeiro de 2014
Chuva
Fernando Boente Repórter
Uberlândia registrou, em 2014, o período com menor índice de chuvas para uma primeira quinzena de janeiro dos últimos cinco anos. Dados da estação climatológica automática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), repassados ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mostram que choveu 25 mm nos 15 primeiros dias deste ano, ao passo que, em anos anteriores, a menor quantidade verificada no mesmo período de tempo foi de 86 mm, volume registrado em 2010.
A situação é considerada atípica pelo Laboratório de Climatologia da UFU, que espera a próxima pancada de chuva para analisar o período extenso de veranico (estiagem em tempo chuvoso).
Segundo o coordenador do laboratório, o professor Luiz Antônio de Oliveira, há a possibilidade de a cidade e de o Estado estarem sobre influência direta neste ano de fenômenos naturais como o El Niño ou a La Niña, que alteram a distribuição da temperatura do Oceano Pacífico e afetam o clima do planeta. “Temos a impressão que as massas de ar úmidas que se deslocam da Amazônia estão passando a Oeste de Minas Gerais”, afirmou.
Com a falta de chuva, além das altas temperaturas registradas e a sensação térmica elevada, a economia agrícola da cidade, que tem como culturas predominantes os grãos (milho, soja e sorgo), também tem enfrentado reflexos. A falta de precipitação na primeira quinzena, segundo o presidente do Clube Amigos da Terra (CAT) em Uberlândia, André Machado, deve prejudicar entre 15% e 20% da colheita dos grãos. “É o pior veranico que já vimos”, disse.
Site aponta possibilidade de precipitação
Previsões do tempo na última semana indicavam que iria chover em Uberlândia no último fim de semana e, como isso não ocorreu, a cidade tem, em 2014, um dos períodos com menor volume de precipitação, nesta época, nos últimos anos. Uma das consequências tem sido as temperaturas elevadas, na média de 30ºC, com sensação térmica de 36ºC.
E não há expectativa para chuvas fortes para o resto desta semana. No entanto, segundo a previsão climatológica, pancadas de chuva podem ocorrer à noite nos próximos dias. De acordo com o site Climatempo, até o próximo sábado (18), a temperatura deve oscilar entre mínima de 21°C e máxima de 31°C, com a umidade do ar chegando a 80%.
UFU conclui pesquisa sobre temperatura
A pesquisa realizada pelo Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para esclarecer o aumento de 0,8º C da normal climatológica (temperatura predominante ao longo dos anos) uberlandense, em três décadas, está sendo finalizada este mês. Seu resultado deve ser divulgado entre fevereiro e março.
Desde 2012, pesquisadores da UFU coletam dados de seis estações implantadas na zona rural da cidade para saber se o acréscimo e as altas temperaturas locais estão relacionados ao microclima (área urbana cujas condições atmosféricas diferem do exterior, ou seja, são concentradas na cidade) ou têm a ver com algum outro tipo de efeito climático específico que atinge a região do município.
"Minha fase de Produtor Rural encerrou por este motivo. Uma hora pede chuva e outra hora pede Sol para poder colher, outra hora pede preço e as pragas e as ervas daninhas atacando tudo, o imposto de renda toma uma fatia, o funcionário leva na justiça. o IEF multa por falta da reserva, o ladrão rouba os insumos e as camionetes e as multinacionais elevam os preços dos insumos e as empresas descontam muito por causa de impurezas e umidade ou ardido e o dono da propriedade quer a renda e o Banco quer Hipotecar seus bens e se der prejuízo o Produtor paga a conta. Émerson."
"Minha fase de Produtor Rural encerrou por este motivo. Uma hora pede chuva e outra hora pede Sol para poder colher, outra hora pede preço e as pragas e as ervas daninhas atacando tudo, o imposto de renda toma uma fatia, o funcionário leva na justiça. o IEF multa por falta da reserva, o ladrão rouba os insumos e as camionetes e as multinacionais elevam os preços dos insumos e as empresas descontam muito por causa de impurezas e umidade ou ardido e o dono da propriedade quer a renda e o Banco quer Hipotecar seus bens e se der prejuízo o Produtor paga a conta. Émerson."
terça-feira, 14 de janeiro de 2014
segunda-feira, 13 de janeiro de 2014
sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
Passeio no Zoológico é uma boa opção para férias escolares
É muito comum durante as férias escolares, as crianças se sentirem entediadas por não terem muito que fazer. Uma boa opção nesse período é visitar o Zoológico Municipal do Parque do Sabiá e aproveitar para conhecer o mais novo morador do local, um filhote de macaco bugio com quatro meses de vida.
O novo integrante é a sensação do momento, goza de ótima saúde e vive junto com seus pais, que são moradores do Parque desde 2009. O pai não tem idade definida por ter chegado ao zoológico mais velho, já a mãe está com oito anos de idade em pleno período reprodutivo.
Além do novo morador, o zoológico conta com 263 animais de 56 espécies diferentes como répteis, felinos e aves. Uma equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pelo espaço, está disponível para acompanhar o visitante, esclarecendo as principais dúvidas e curiosidades sobre os animais.
De acordo com o diretor do local, Emerson Marcos de Almeida, o Zoológico do Parque do Sabiá é uma opção de lazer gratuita e acessível a toda a população. “Recebemos aproximadamente 23 mil visitantes durante o mês, mas no período de férias esse número aumenta consideravelmente. É uma excelente opção para as férias da garotada, um passeio ao ar livre em que a criança tem contato direto com os animais e a natureza”, disse Emerson.
Serviço:O que: Zoológico Municipal Parque do Sabiá
Dias de funcionamento: de terça a domingo
Horário: das 8 às 17h
Assinar:
Postagens (Atom)