quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Algumas árvores doadas pelo Horto Municipal

Pequeno Porte
 
Nome Popular
Nome Científico
Altura (m)
Época
Cor
Calistemo
Callistemon viminalis
3 a 5
O ano todo
Vermelha
Flamboyant-mirim
Caesalpinia pulcherrima
3 a 5
Out/Jan
Amarela/ Vermelha
Hibisco
Hibiscus rosa-sinensis
3 a 5
O ano todo
Vermelha/ Rosa/ Amarela
Ipê-mirim
Tecoma stans
4
O ano todo
Amarela
Grevilea-anã
Grevillea banksii
4
Out/Mai
Vermelha
Resedá
Lagerstroemia indica
4 a 6
Out/Mar
Rosa/ Branca
 

Médio Porte
Nome Científico
Altura (m)
Épocade floração
Cor
Cássia imperial
Cassia fistula
5 a8
Dez/Mar
Amarela
Chorão
Schinus molle
6 a8
Dez/Fev
Esverdeada
Quaresmeira
Tibouchina granulosa
5 a7
Dez/Jul
Rosa/Roxa
 

Grande Porte
Nome Científico
Altura (m)
Época
Cor
Escumilla africana
Lagerstroema speciosa
6 a8
Outubro
Rosa
Ipê roxo
Tabeluia impetiginosa
6 a8
Set/Out
Rosa/Lilás
Jacarandá mimoso
Jacarandá mimosaefolia
6 a12
Set/Dez
Roxa
Mirindiba
Lafoensia Glyptocarpa
6 a10
Nov/Fev
Branca/
Rósea
Magnólia
Michelia champaca
8 a10
Jan/Jul
Amarela
Oiti
Moquilea tomentosa
6 a10
Jul/Dez
Branca
Lophantera
Lophantera lactescens
8 a10
Jan/Jun
Amarela
 

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Banheiros no Horto

Instalações do Horto Municipal recebem melhorias

Publicado em: 16/09/2015 07:54:55 - Atualizado em: 17/09/2015 07:38:32
Os servidores do Horto Municipal de Uberlândia agora contam com novos vestiários. A reforma e a ampliação, realizadas pela Prefeitura de Uberlândia, através da Empresa Municipal de Apoio e Manutenção (Emam), foram entregues na manhã de quarta-feira (16) pelo prefeito Gilmar Machado.
A obra era uma reivindicação antiga dos servidores. Segundo Gilmar Machado, o local era muito inadequado para os trabalhadores. “É muito importante que todos tenham um local adequado de trabalho e, realmente, o Horto Municipal estava precisando muito de melhorias em sua infraestrutura”, disse.
O secretário de Meio Ambiente José Leandro lembrou que as novas instalações, modernas, arejadas, vão proporcionar mais conforto aos usuários. “Nós passamos muito tempo no ambiente de trabalho, por isso, precisamos de um local agradável, isso é uma valorização do servidor”, afirmou.
O prefeito lembrou que a valorização dos funcionários do Horto teve início no ano passado quando foram entregues os novos uniformes às equipes.  Adequado à rotina diária, evita exposição ao sol além de estar de acordo com as normas de segurança do trabalho. A iniciativa de adquirir novos uniformes aconteceu durante o momento em que a secretária de Governo, Rosangela Paniago, assumiu interinamente a pasta do Meio Ambiente e se sensibilizou com os servidores.

O Horto Municipal tem 45 funcionários e produz 14 mil mudas mensalmente, entre plantas ornamentais e frutíferas. As mudas são utilizadas nos canteiros, praças, prédios públicos e replantio de mata ciliar, além de serem distribuídas aos moradores de Uberlândia.

Rio Uberabinha

Uberlândia e Uberaba firmam nesta sexta-feira parceria histórica para preservação do Rio Uberabinha

Publicado em: 17/09/2015 15:20:30 - Atualizado em: 17/09/2015 19:15:32
A partir desta sexta-feira (18), o Programa Buriti, desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, através do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), poderá realizar ações de recuperação de nascentes nas propriedades rurais localizadas no município de Uberaba. O Termo de Cooperação entre os dois municípios será assinado amanhã, às 15h, na sala de reuniões do gabinete do prefeito, o que permitirá à autarquia de Uberlândia aplicar recursos na bacia do rio Uberabinha dentro do território do município vizinho. 
A assinatura do Termo de Cooperação pelos prefeitos Gilmar Machado, de Uberlândia, e Paulo Piau, de Uberaba, representa um marco histórico nas ações de preservação do rio Uberabinha e de seu afluente, o ribeirão Bom Jardim. Desde 2007, ano de criação do programa Buriti, que Uberlândia ambiciona contar com o apoio da Prefeitura de Uberaba em suas ações de proteção às nascentes do rio que abastece Uberlândia.
O termo viabilizará a ação conjunta entre os programas Buriti e Microbacias, este desenvolvido pela Prefeitura de Uberaba. A parceria terá como objetivos principais garantir o cumprimento da legislação ambiental vigente; mapear as propriedades rurais, elaborar diagnóstico das condições das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e propiciar ações de cercamento e plantio de APPs e campos hidromórficos nas sub-bacias do rio Uberabinha.
O Protocolo de Cooperação Técnica será assinado também pelos secretários de Meio Ambiente, José Antonio Leandro, de Uberlândia, Ricardo Caetano de Lima, de Uberaba, pelo diretor geral do DMAE, Orlando Resende, e pelo presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau -, Luiz Guaritá Neto.

Fonte: PMU