sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Bicicletas compartilhadas


Prefeitura abre licitação para implantar estações de bicicletas compartilhadas

Publicado em: 01/10/2015 18:05:06 - Atualizado em: 01/10/2015 18:45:50
Para ofertar uma melhor qualidade de vida e contribuir com a mobilidade urbana, a Prefeitura de Uberlândia abriu o processo de licitação para implantação de estações de bicicletas compartilhadas nas vias da cidade. Os espaços irão ofertar uma alternativa de transporte sustentável à população e contribuir com um trânsito mais humanizado e menos poluente. O aviso de edital para habilitação e seleção de projetos foi divulgado na edição de 30 de setembro do Diário Oficial do Município.
A proposta da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran) foi um dos assuntos citados nesta quinta-feira (1) durante o 63º Fórum Mineiro de Gerenciadores de Transporte e Trânsito, realizado no Centro Administrativo Municipal. A intenção é que, no primeiro momento, o sistema seja implantado em caráter experimental e contemple a instalação de quatro estações com 10 bicicletas cada. Os equipamentos serão instalados em consonância com a estrutura cicloviária já existente na cidade. A ideia é que o usuário retire a bicicleta em uma estação e entregue em outra. Para isso, ele poderá utilizar o sistema gratuitamente pelo período de uma hora, depois desse intervalo ele pagará uma taxa pelo uso. O preço ainda não está definido, a Settran vai analisar as propostas encaminhadas pelas empresas e decidir qual atende melhor a cidade e como será definida as formas de utilização, pagamento e uso das bicicletas. A empresa vencedora da licitação terá até 90 dias para a execução do projeto após assinatura do contrato.
De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade, a proposta é despertar o uso da bicicleta como meio de locomoção, apresentando os benefícios que esse tipo de transporte favorece à saúde e para o fluxo da cidade. Para o projeto, a Settran irá melhorar a sinalização dos trechos onde serão implantadas essas estações para garantir mais segurança ao ciclista. As estações também serão integradas com outros modais de transporte, como por exemplo, estações de ônibus. “Esse é o maior avanço em termos de ciclomobilidade na história de Uberlândia, é a introdução efetiva da bicicleta na nossa paisagem e incentivar mais pessoas a aderirem a essa cultura”, disse.

Fonte: PMU

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Algumas árvores doadas pelo Horto Municipal

Pequeno Porte
 
Nome Popular
Nome Científico
Altura (m)
Época
Cor
Calistemo
Callistemon viminalis
3 a 5
O ano todo
Vermelha
Flamboyant-mirim
Caesalpinia pulcherrima
3 a 5
Out/Jan
Amarela/ Vermelha
Hibisco
Hibiscus rosa-sinensis
3 a 5
O ano todo
Vermelha/ Rosa/ Amarela
Ipê-mirim
Tecoma stans
4
O ano todo
Amarela
Grevilea-anã
Grevillea banksii
4
Out/Mai
Vermelha
Resedá
Lagerstroemia indica
4 a 6
Out/Mar
Rosa/ Branca
 

Médio Porte
Nome Científico
Altura (m)
Épocade floração
Cor
Cássia imperial
Cassia fistula
5 a8
Dez/Mar
Amarela
Chorão
Schinus molle
6 a8
Dez/Fev
Esverdeada
Quaresmeira
Tibouchina granulosa
5 a7
Dez/Jul
Rosa/Roxa
 

Grande Porte
Nome Científico
Altura (m)
Época
Cor
Escumilla africana
Lagerstroema speciosa
6 a8
Outubro
Rosa
Ipê roxo
Tabeluia impetiginosa
6 a8
Set/Out
Rosa/Lilás
Jacarandá mimoso
Jacarandá mimosaefolia
6 a12
Set/Dez
Roxa
Mirindiba
Lafoensia Glyptocarpa
6 a10
Nov/Fev
Branca/
Rósea
Magnólia
Michelia champaca
8 a10
Jan/Jul
Amarela
Oiti
Moquilea tomentosa
6 a10
Jul/Dez
Branca
Lophantera
Lophantera lactescens
8 a10
Jan/Jun
Amarela
 

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Banheiros no Horto

Instalações do Horto Municipal recebem melhorias

Publicado em: 16/09/2015 07:54:55 - Atualizado em: 17/09/2015 07:38:32
Os servidores do Horto Municipal de Uberlândia agora contam com novos vestiários. A reforma e a ampliação, realizadas pela Prefeitura de Uberlândia, através da Empresa Municipal de Apoio e Manutenção (Emam), foram entregues na manhã de quarta-feira (16) pelo prefeito Gilmar Machado.
A obra era uma reivindicação antiga dos servidores. Segundo Gilmar Machado, o local era muito inadequado para os trabalhadores. “É muito importante que todos tenham um local adequado de trabalho e, realmente, o Horto Municipal estava precisando muito de melhorias em sua infraestrutura”, disse.
O secretário de Meio Ambiente José Leandro lembrou que as novas instalações, modernas, arejadas, vão proporcionar mais conforto aos usuários. “Nós passamos muito tempo no ambiente de trabalho, por isso, precisamos de um local agradável, isso é uma valorização do servidor”, afirmou.
O prefeito lembrou que a valorização dos funcionários do Horto teve início no ano passado quando foram entregues os novos uniformes às equipes.  Adequado à rotina diária, evita exposição ao sol além de estar de acordo com as normas de segurança do trabalho. A iniciativa de adquirir novos uniformes aconteceu durante o momento em que a secretária de Governo, Rosangela Paniago, assumiu interinamente a pasta do Meio Ambiente e se sensibilizou com os servidores.

O Horto Municipal tem 45 funcionários e produz 14 mil mudas mensalmente, entre plantas ornamentais e frutíferas. As mudas são utilizadas nos canteiros, praças, prédios públicos e replantio de mata ciliar, além de serem distribuídas aos moradores de Uberlândia.

Rio Uberabinha

Uberlândia e Uberaba firmam nesta sexta-feira parceria histórica para preservação do Rio Uberabinha

Publicado em: 17/09/2015 15:20:30 - Atualizado em: 17/09/2015 19:15:32
A partir desta sexta-feira (18), o Programa Buriti, desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, através do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), poderá realizar ações de recuperação de nascentes nas propriedades rurais localizadas no município de Uberaba. O Termo de Cooperação entre os dois municípios será assinado amanhã, às 15h, na sala de reuniões do gabinete do prefeito, o que permitirá à autarquia de Uberlândia aplicar recursos na bacia do rio Uberabinha dentro do território do município vizinho. 
A assinatura do Termo de Cooperação pelos prefeitos Gilmar Machado, de Uberlândia, e Paulo Piau, de Uberaba, representa um marco histórico nas ações de preservação do rio Uberabinha e de seu afluente, o ribeirão Bom Jardim. Desde 2007, ano de criação do programa Buriti, que Uberlândia ambiciona contar com o apoio da Prefeitura de Uberaba em suas ações de proteção às nascentes do rio que abastece Uberlândia.
O termo viabilizará a ação conjunta entre os programas Buriti e Microbacias, este desenvolvido pela Prefeitura de Uberaba. A parceria terá como objetivos principais garantir o cumprimento da legislação ambiental vigente; mapear as propriedades rurais, elaborar diagnóstico das condições das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e propiciar ações de cercamento e plantio de APPs e campos hidromórficos nas sub-bacias do rio Uberabinha.
O Protocolo de Cooperação Técnica será assinado também pelos secretários de Meio Ambiente, José Antonio Leandro, de Uberlândia, Ricardo Caetano de Lima, de Uberaba, pelo diretor geral do DMAE, Orlando Resende, e pelo presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau -, Luiz Guaritá Neto.

Fonte: PMU

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Tenho mais a oferecer.

Me preparei durante dois anos antes das eleições de 2012 dentro do Partido Verde para sair candidato à Vereador de Uberlândia. No início tinha como objetivo somente participar para conhecer a política municipal, os políticos dessa grandiosa cidade e também poder expor minhas humildes opiniões.
Acho que não adianta ficar de fora reclamando do sistema Político do País e não participar. Porém, quando filiamos em um Partido temos um minuto para falar, propor planos de governo e também discordar de muitos assuntos.
Obtive poucos votos, somente 137. Mas o incrível aconteceu, as pessoas do Partido tiveram a oportunidade de conhecer um agricultor até então desconhecido e sem nenhum apoio na cidade. Conheceu meu caráter, minha honestidade e o mais importante que é a minha vontade de aprender.
Na época  conseguimos a vitória de nosso Prefeito, nossa Vereadora e conquistamos a Secretaria de Meio Ambiente. Mas, tudo mudou e alguns viraram até oposição do nosso Prefeito mudando ou desfiliando do Partido.
Com minha votação, pensei que jamais conseguiria chegar a ocupar qualquer lugar e na verdade nem era a minha pretensão porque eu estava lutando com minha propriedade no ramo de festas e eventos. Deixei meu curriculum no partido e dois meses depois me convidaram para meu maior cargo público que já ocupei até hoje em minha vida que foi a Direção do Zoológico Municipal. Tudo a ver comigo, produtor rural com muita experiência com plantas e animais, sempre trabalhando com muitos funcionários e com curso Técnico em Agropecuária foram os requisitos necessários para ocupar o cargo.
Fiz em minha gestão trabalhos relevantes que o local necessitava e tudo está registrado neste Blog. Não vou citar, mas muitos me falavam que as obras e as conquistas juntamente com os servidores do local que entenderam o propósito e todos me ajudaram a fazer foram realizadas em muito pouco tempo e com pouco recurso financeiro, as tão grandiosas conquistas para a fauna, a flora e ainda aos servidores.
Pois mudou os Secretários e me mudaram para o horto municipal em assistente de gabinete. Sinceramente não gostei de ter me mudado do Zoo, pois já havia dominado o Setor, mas agora dei conta que tive a oportunidade de conhecer um outro setor ainda mais fascinante que é o Horto Municipal. No geral estou tendo a oportunidade de conhecer toda a Secretaria e conhecendo os bastidores dos Setores, conhecendo as dificuldades, a falta de mão de obra, a luta dos servidores, a demanda dos serviços que é enorme e outros.
Temos muito a fazer no Zoológico em relação a infraestrutura, temos muitas demandas nos Parques Lineares, nas fiscalizações, no corte e poda de árvores e outros. Temos que conseguir mais recursos, temos que ter muito mais gerenciamento e diálogo para obter maiores resultados com nossos servidores.
Gostaria de poder fazer muito mais, mas estou limitado, acho que poderiam me dar mais oportunidade nesta Secretaria para que eu pudesse desenvolver todo o meu potencial.
Estou pronto e preparado




Émerson
Ecológico, Sustentável e Feliz.



quinta-feira, 25 de junho de 2015

Parque Bons Olhos

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           
Seria interessante um operador de máquinas leves para executar a roçagem e um auxiliar de Serviços Gerais (definitivo) para auxiliar na capina e limpeza deste maravilhoso Parque Público que embeleza os Bairros Cidade Jardim, Palmeiras, Nova Uberlândia e muito próximo ao Santo Inácio, Planalto, Palmeiras II e Tubalina.
Ecológico, Sustentável e Feliz                                                                                       





























Parque Bons Olhos





Parque Bons Olhos



Parque Bons Olhos





Feliz

Partido Verde




Zoológico

Fui Diretor do Zoológico Municipal de Uberlândia por dois anos. Reformamos vários Recintos dos animais colocando novos portões de acesso para os Servidores fazerem manutenções, colocamos água do DMAE para potencializar a limpeza dos Recintos (retirada de Lodo), trocamos as areias em todos os recintos para melhorar o manejo, telas e redes novas para os Recintos dos Pavões, deixamos dois portões novos para entrada e saída de Servidores no Portão de Serviços para melhorar a segurança da Futel (falta só instalar), reformamos o Centro Interativo onde são realizadas as reuniões e treinamentos com os Servidores juntamente com todos os equipamentos necessários, compramos várias máquinas para a cozinha como fogões novos, liquidificador industrial, autoclave (estufa de esterilizar) para o Centro Veterinário, cercamos a represa para a segurança das pessoas, reativamos as trilhas ecológicas, pavimentamos as trilhas que estavam emburacadas, lutamos muito para manter os Agentes Patrimoniais na quantidade ideal, fizemos jardinagem em vários locais, compramos sopradores para a limpeza e conseguimos uma tobata roçadeira para manter a grama do parque amparada, poda e corte para levantar a saia das árvores com orientação da Bióloga do local para a manutenção da Flora melhorando a visualização e segurança das pessoas. Realizamos palestras, Semana do Meio Ambiente, várias reuniões juntamente com o Secretário de Meio Ambiente quase mensalmente, abrimos as portas para os estagiários da UFU, IFTM e outras Faculdades e outras inúmeras melhorias como armários para os vestiários dos Servidores, EPIs,(faltou os uniformes novos dos Servidores)... etc, etc e etc.
Fizemos uma Audiência Pública na Câmara Municipal promovido pela Vereadora Michele Bretas para junto com especialistas debater todos assuntos relacionados ao Zoológico Municipal para ver se deveria fechar ou manter em funcionamento.
O entendimento pessoal que eu tive no Zoo é que a Prefeitura Municipal de Uberlândia faz um grande favor para outras instituições do Meio Ambiente que não tem mais onde colocar e alimentar os animais que são expulsos da Natureza devido a destruição que o homem faz.
O sonho é que um dia os Zoológico acabem (virem museus), mas enquanto o Homem atropelar milhares de animais nas rodovias, poluir as águas, promover queimadas, domesticar animais selvagens, importar Leões de outros Países etc...vai ter que manter os Zoológicos já existentes para cuidá-los até construir os Santuários Ecológicos e o Homem ter uma clara Conscientização e uma grande Educação Ambiental.
O Zoo tem um Projeto de Reestruturação para os animais que lá vivem. O município aproveita e faz um grande trabalho de Educação Ambiental com visitas monitoradas com especialistas no assunto "Meio Ambiente" com aproximadamente 2000 crianças mensais e atende os munícipes da Cidade e da região em uma média mensal entre 23 e 29 mil pessoas que são atendidos por Servidores que são muito bem treinados para ensinar qualquer dúvida a respeito de cada espécie que lá existe.
Eu atendi vários jornais, televisões, ecologistas, veterinários, delegados que já foram denunciar e atender denúncias no local, mas quando as pessoas conhecem os bastidores do local tem uma outra impressão. Portanto tome muito cuidado com as polêmicas sensacionalistas das redes sociais, jornalisticas e televisivas antes de conhecer profundamente do assunto.
Temos que manter os animais livres na natureza, preservando seu habitat natural. Faça uma visita no Zoológico e pede para conversar com o Diretor Dr. Ricardo que é Veterinário e também com a Coordenadora Dra. Elisete e com outro especialista Dr. Fernando e os Zootecnistas, Biólogos, Técnicos e Servidores que la dedicam suas vidas de Domingo a Domingo. Verdadeiros Heróis do Meio Ambiente.
Émerson de Almeida.
Ecológico, Sustentável e Feliz.

Água

                                                 


O Horto municipal é muito rico em água. Olha a quantidade no carregamento dos caminhões pipas.